Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Náuseas

Neuras do dia-a-dia

Neuras do dia-a-dia

Náuseas

13
Abr19

E o abismo olhou-me de volta...

náuseas

Não sei se já disse, mas comecei uma epopeia em que pretendo reler tudo (ou pelo menos as obras principais) de Dostoievski. Comecei com "O Duplo" e terminei agora as "Memórias do Subterrâneo", as únicas duas obras que tenho e que nunca tinha lido antes. E o "Memórias..." é um livro absolutamente aterrador!  Depois de o ler, preciso de fazer uma pausa para ter um pouco de luz. Já fui apanhar o Alberto Caeiro para ver se ajuda.

 

Bom, mas o livro... lê-se rápido (mas eu sou muito lento a ler!) e trata-se das memórias de um narrador que vive em Petersburgo, alguém bastante isolado da sociedade e bastante amargurado, sem amor-próprio e que se entrega a baixezas incríveis. Na primeira parte do livro, o narrador combate um pouco o espírito da época, atacando várias ideias modernas (como o determinismo, idealismo marxistas, etc). Prova que o melhor que se tem a fazer neste mundo é... ficar sentado e não fazer nada. Na segunda parte, conta a história de como deu uma esperança a alguém que estava "na lama". Quando essa pessoa (a Liza, um jovem prostituta) vê brilhar uma pequena luz e uma mão a puxá-la, essa mão de repente larga-a novamente e deixa-a afundar mais ainda.

 

Parece que este romance é considerado um dos primeiros romances existencialistas. Percebe-se que assim seja. Recomendo vivamente o livro... mas tenha algo pronto para a seguir desintoxicar. Acho que vou ter de fazer uma pausa na minha maratona Dostoievski.